As mudanças foram tema de reunião entre o prefeito Saulo Pedroso (PSD), moradores e comerciantes locais. Para realizar as mudanças, a Prefeitura promoveu uma série de estudos de tráfego.
Atibaia muda tráfego em avenida para reforçar segurança de pedestres

Atibaia muda tráfego em avenida para reforçar segurança de pedestres

Com o objetivo de ordenar o trânsito e oferecer mais segurança a pedestres e motoristas, a Prefeitura de Atibaia deu início nesta semana a intervenções no trânsito da alameda Lucas Nogueira Garcez, uma das vias mais movimentadas do município.

As mudanças previstas foram tema de uma reunião entre o prefeito Saulo Pedroso (PSD), moradores e comerciantes locais, em outubro. Na ocasião, o chefe do Executivo e a equipe de governo apresentaram e validaram junto à população o projeto, que prevê redesenho do trânsito e mudanças de mão de direção.

Para realizar as mudanças, a Prefeitura promoveu uma série de estudos de tráfego. “Os estudos foram feitos por uma empresa especializada, que acompanhou o dia a dia do fluxo de veículos. As intervenções estão fundamentadas em dados técnicos e tem o objetivo de regulamentar, de uma vez por todas, o trânsito nos pontos críticos. São obras planejadas, inclusive pensando no futuro de nossa cidade”, apontou o prefeito Saulo Pedroso.

Mudanças

A alameda Lucas Nogueira Garcez terá sentido único do McDonald’s até a árvore centenária em frente ao antigo Pub. No sentido inverso, o fluxo será destinado à direita para a rua do “Boulevard Lucas” (Rua Dr. Olímpio da Paixão), onde os motoristas poderão acessar a Rua Alfredo André (à direita) ou acessando a Joviano Alvim (à esquerda).

Em toda a região que engloba a atual rotatória do McDonald’s e a área em frente ao Mandala/ Ford e Supermercado Big Boulevard, haverá uma grande rotatória que irá distribuir o tráfego conforme a origem e destino do condutor.

“Hoje, os motoristas que têm diferentes destinos acabam, todos, acessando a mesma rotatória. Com o aumento da frota no município, esse sistema se tornou inviável. Vamos oferecer aos motoristas trajetos adequados para cada destino desejado”, disse o secretário de Transportes e Trânsito, Paulo Loureiro.

“Essa obra tem um papel importante na questão da mobilidade urbana. Assim como na Lucas Nogueira Garcez, há projetos em andamento em outros pontos da cidade, que deverão melhorar o fluxo de veículos e facilitar a vida da população”, destacou o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, Sérgio Glória.

O motorista que trafegar pela Rua Itália, em direção à Lucas, poderá acessar a Rua Alfredo André por meio da rotatória. Ela terá sentido único, com trajeto que se inicia na ponte do Ribeirão Itapetinga, seguindo pela Rua Itália, até retornar para a ponte.

Esse “anel” viário à disposição dos motoristas é um dos mecanismos utilizados para distribuir o tráfego que hoje se acumula na rotatória do McDonald’s. Desse modo, para deixar um pouco mais claro: a Rua Itália irá possuir três faixas, sendo que a da esquerda será para o motorista que pretende acessar a Rua Alfredo André; a do meio será para quem quer pegar a Lucas sentido escola Major Alvim; e a da direita para quem quer trafegar pela Lucas em sentido aos bairros (Jd. Paulista, Jd. do Lago etc).

A ponte do Ribeirão Itapetininga, que liga a Rua Alfredo André à Av. Joviano Alvim, sofrerá uma pequena alteração. Está prevista sua realocação para alguns metros adiante, de forma que o acesso dos carros fique melhor adequado às definições do projeto.