Órgão criado pela gestão do prefeito Caique Rossi (PSD) terá representantes da sociedade civil e vai atuar na prevenção de atos lesivos ao erário municipal

O prefeito Caíque Rossi: órgão vai estimular a participação popular nas decisões da Prefeitura

 

Redação Scriptum

 

Para garantir mais transparência à administração pública em Penápolis — município de cerca de 64 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo — o prefeito Caique Rossi (PSD) criou o Conselho Municipal de Prevenção e Combate à Corrupção. Além de prevenir atos lesivos ao patrimônio e ao erário, o órgão, que tem caráter consultivo, vai estimular a participação popular nas decisões da Prefeitura. “Cada centavo que eventualmente se perde por causa da corrupção poderia ser utilizado para melhorar a saúde e a educação da população, por exemplo”, destacou o prefeito.

Entre os dez membros do conselho haverá cinco representantes da sociedade civil indicados pelas seguintes entidades: Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Sincomércio; Sindicato dos Servidores Municipais; Associação Comercial e Empresarial (ACE); e Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo. Os demais componentes serão os secretários de Governo e Gestão Participativa; Administração; Comunicação Social; Finanças e Planejamento.

O secretário de Governo e Gestão Participativa, Thiago Mazucato, também destacou a relevância do conselho, formalizado pela lei municipal 2.572/2021. “Iniciativas como esta são de grande importância. A corrupção deve ser evitada a todo custo e devem ser criados mecanismos para combatê-la.”