Prefeito Caique Rossi (PSD) anunciou o início da perfuração do poço profundo no aquífero Guarani. Obra vai receber investimento de R$ 6 milhões

O prefeito Caíque Rossi

Redação Scriptum com Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Penápolis

O prefeito de Penápolis, Caique Rossi (PSD), lançou nesta terça-feira (7) o projeto Poço Profundo – Aquífero Guarani, que vai garantir o abastecimento de água no município do interior do Estado de São Paulo pelas próximas quatro décadas. A obra foi iniciada em evento promovido na sede do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis (Daep), parceiro da prefeitura na iniciativa. “Poder proporcionar uma nova fonte de captação de água para garantir o abastecimento da cidade e seu desenvolvimento para os próximos 40 anos é uma realização grandiosa”, destacou o prefeito.

Caique lembrou, ainda, que municípios vizinhos sofrem com os transtornos provocados pelo racionamento de água e que, “por pouco”, Penápolis não precisou passar por isso em 2021 e 2022. “Por enquanto, a única fonte de abastecimento da cidade é o ribeirão Lajeado. Em períodos de estiagem ou desastres ambientais, o fornecimento fica comprometido. Com a perfuração do poço profundo, teremos uma nova fonte de captação”, explicou o prefeito.

O presidente do Daep, Carlos Bachiega, fez a apresentação do projeto e ressaltou que o aquífero Guarani vai complementar o abastecimento oferecido pelo ribeirão. “Uma fonte não vai substituir a outra. Pelo contrário, elas serão captadas de maneiras simultâneas, uma complementando a outra. Dessa forma, o município ficará menos suscetível a eventos extremos, sem o risco de desabastecimento.”

Ao todo, serão investidos cerca de R$ 6 milhões no projeto, verba conquistada pela prefeitura com a Agência Desenvolve SP, do governo estadual. O prazo para execução da obra é de 150 dias. “O trabalho de perfuração do poço se dará de forma ininterrupta, 24 horas por dia. Com isso, nossa expectativa é de que, até o mês de setembro, Penápolis já tenha uma nova fonte de captação de água em funcionamento, abastecendo as residências dos penapolenses”, comentou o presidente do Daep.