Segundo levantamento do instituto Data Popular, 25% das pessoas que recebem até um salário mínimo por mês (R$ 810, no Estado) relataram falta de água nos últimos três meses em casa ou no trabalho.

Uma pesquisa divulgada pelo instituto Data Popular e divulgada nesta quinta-feira (8) pela Folha de S. Paulo – revelou que os paulistas mais afetados pela falta de água têm baixa renda. Segundo o levantamento, feito por telefone com 18.534 pessoas em 70 cidades do Estado, 25% das pessoas que recebem até um salário mínimo por mês (R$ 810, no Estado) relataram falta de água nos últimos três meses em casa ou no trabalho.

Entre as pessoas que ganham acima de dez salários esse índice cai para 12%. A maior parte dos entrevistados culpa o governo do Estado pela maior escassez hídrica dos últimos 84 anos.

Segundo a pesquisa, 41% dos paulistas culpam a gestão Geraldo Alckmin (PSDB) pela falta de água, outros 29% apontam falha da Sabesp, 9% responsabilizam o governo federal e apenas 7% a falta de chuvas.

O nível do reservatório do sistema Cantareira voltou a cair e atingiu mais um recorde histórico ontem. O reservatório está com apenas 9,6% de sua capacidade.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências, a capital está há 24 dias sem chuva significativa. Desde o início do mês choveu 0,2 mm na região do Cantareira. A média do mês é de 83,2 mm.