Prefeito Guti (PSD) destaca obras de macrodenagem, monitoramento pluviométrico e assistência social aos moradores de áreas de risco

O prefeito Guti: “A Defesa Civil trabalha arduamente o ano inteiro, 24 horas por dia, mesmo em períodos de estiagem”

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guarulhos

O prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti, lançou na sexta-feira (2), no Paço Municipal, o Plano Preventivo de Proteção e Defesa Civil (Plano Verão). O pacote de medidas tem como objetivo evitar os prejuízos causados por fortes chuvas no município de cerca de 1,4 milhão de habitantes da Grande São Paulo, principalmente nas áreas de risco. “A Defesa Civil trabalha arduamente o ano inteiro, 24 horas por dia, mesmo em períodos de estiagem, para proteger a vida da população e evitar que percam seus bens”, afirmou o prefeito.

De acordo com o plano, até março de 2023, a Defesa Civil vai monitorar constantemente os índices pluviométricos de toda a cidade, sobretudo em bairros com declividade, que têm propensão a alagamentos e deslizamentos. Onze Centros de Educação Unificados foram preparados pela prefeitura para manter moradores em segurança durante as tempestades.

O prefeito também destacou o início da canalização do córrego do Cocho Velho e o avanço das obras do programa Viva Baquirivu, voltadas à macrodrenagem e ao controle de enchentes no rio Baquirivu-Guaçu. A administração municipal concluiu o cadastramento de 1.035 famílias que vivem na região e serão realojadas em condomínio residencial.

Ainda segundo Guti, somente neste ano, os agentes da Defesa Civil já percorreram cerca de 720 ruas da cidade e realizaram aproximadamente 400 vistorias, para diminuir o risco de prejuízos causados pelas chuvas. Além disso, atenderam 864 ocorrências provocadas por alagamentos, quedas de árvores e problemas relacionados a construções.