Resultados dos estudos técnicos preliminares foram mostrados a prefeitos e representantes de 34 municípios. Análises serão enviadas para o Governo do Estado de São Paulo e para a Assembleia Legislativa.

Prefeita Dárcy Vera participa de audiência pública sobre a Região Metropolitana de Ribeirão Preto

“Essa integração regional garantirá a viabilidade para novos investimentos e o desenvolvimento de diversos setores”, disse Dárcy Vera.

A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD) reuniu-se com prefeitos e representantes de 34 municípios da região para conhecer os resultados dos estudos técnicos preliminares realizados pela Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Casa Civil, para a criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP).

Além de impulsionar o desenvolvimento econômico regional, a criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto atrairá maior atenção dos governos Estadual e Federal, segundo a prefeita Dárcy Vera. “São muitos anos lutando pela efetivação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Precisamos de empenho e dedicação para que a conclusão seja rápida. Essa integração regional garantirá a viabilidade para novos investimentos e o desenvolvimento de diversos setores”.

Equipes técnicas da Emplasa visitaram, no mês de março, cidades da região para aprofundar as análises sobre seus potenciais e fragilidades. As informações nortearão o projeto que será encaminhado ao Governo do Estado de São Paulo e para a Assembleia Legislativa. Alguns resultados dos estudos foram destacados como polarizadores entre os municípios envolvidos: o agronegócio, a diversidade de atividades industriais e de serviços, o polo industrial de equipamentos médicos e odontológicos, tecnologia, saúde, aeroporto, atividades turísticas e reservas naturais.

Quando criada, a RMRP será a sexta do Estado – já estão formalizadas as de São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba e Litoral Norte e de Sorocaba, além das Aglomerações Urbanas de Jundiaí e Piracicaba. Os primeiros estudos sobre a RMRP indicaram 34 municípios em sua composição. Eles contarão com novo modelo de gestão compartilhada dos investimentos públicos e estratégicos, o que vai permitir o desenvolvimento regional de forma sustentável e garantir o bem-estar de seus mais de 1,6 milhão de habitantes.

As cidades que podem integrar a Região Metropolitana de Ribeirão Preto são Altinópolis, Barrinha, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luis Antônio, Mococa, Monte Alto, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Serrana, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa do Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Sertãozinho, Taiúva, Tambaú e Taquaral, além da própria Ribeirão Preto.