Segundo a prefeita Ana Bim (PSD), obra irá desafogar o atendimento da Santa Casa.
80% da obra já está concluída

80% da obra já está concluída

A prefeitura de Fernandópolis realizou, no início do mês de março, ao processo licitatório para a contratação da empresa que irá concluir as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade. A empresa Gomes & Benez Engenharia foi a vencedora do processo.

O contrato desta fase da obra será de R$ 312 mil, e o prazo para a execução da obra é de 120 dias a contar da data de emissão da ordem de serviço.

“Cerca de 80% da obra esta concluída, e acredito que esses 20% restantes serão executados dentro de um prazo rápido. Se não houver imprevistos acredito que a Unidade deve estar pronta ainda no primeiro semestre deste ano”, afirmou a Secretaria de Saúde, Lígia Barreto.

Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raios-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade.

Em agosto de 2014 a prefeita Ana Bim visitou as obras de construção da unidade. “É uma obra muito importante que está sendo conduzida de acordo com o que foi projetado e irá desafogar o atendimento da Santa Casa”, garantiu Ana Bim.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.