Os moradores do Jardim Layr, no Distrito de Braz Cubas, em Mogi das Cruzes, estão ganhando mais uma creche: o Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Prof. Jurandyr de Oliveira. A unidade é a 42ª do Programa de Expansão de Creches de Mogi das Cruzes e atenderá 110 crianças em período integral. Outras 10 unidades estão em licitação e uma na Chácara Guanabara já teve o contrato assinado para o início das obras.
O Jardim Layr já conta com uma creche, o CEIM Sebastião da Silva, e recebeu o primeiro Centro Municipal de Programas Educacionais – Cempre da cidade, que recebeu o nome da Doutora Ruth Cardoso. “É um bairro em que investimos muito na área de educação, mas também em obras de infraestrutura, como a urbanização. A região apresentou um grande crescimento nos últimos anos e temos acompanhado esse avanço”, destacou o prefeito Marco Bertaiolli (PSD). A nova unidade foi construída com recursos do Governo Federal.
Com as 42 novas creches entregues, Mogi já atingiu a meta do Plano Nacional de Educação, que estabelece que, até 2020, as cidades tenham creches públicas para atender pelo menos 50% das crianças de até 3 anos. A meta é entregar 65 novas creches até 2016.
Para atingir este objetivo, foi assinado na semana passada o contrato para a construção de uma unidade na Chácara Guanabara, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal. Outras dez creches estão em licitação (cinco em Jundiapeba e as demais no Jardim Santos Dumont, Rodeio, Parque Olímpico, Vila Nova Aparecida e Santo Angelo), sendo que nove serão construídas em parceria com o Governo Federal e uma com o Governo Estadual em Jundiapeba.