Segundo o jornal Agora SP, a calçada foi originalmente duplicada para instalar um trecho da ciclovia Jardim Helena-Itaquera, na zona leste de SP, e, além dos gastos públicos, causou transtornos e teve de ser refeita.
Ciclovias viram objeto de investigação em SP

Ciclovias viram objeto de investigação em SP

Depois de fazer obras durante quatro meses nas calçadas das ruas Cembira e Ivoturucaia, na Vila Curuçá, na zona leste da capital, para implantar uma ciclofaixa no local, a Prefeitura de São Paulo mudou de ideia e decidiu fazer a rota para bikes em outra via, na avenida Deputado Doutor José Aristodemo Pinotti. De acordo com reportagem publicada nesta terça-feira (18) no jornal Agora SP, a calçada foi originalmente duplicada para instalar um trecho da ciclovia Jardim Helena-Itaquera e, além dos gastos públicos, causou transtornos e teve de ser refeita.
O funileiro Clayton Nascimento, de 29 anos, dono de uma funilaria na rua Ivoturucaia, afirma que as obras impediram a entrada de carros no local durante dois meses, causando prejuízos mensais de R$ 5 mil.
Sem a ciclofaixa, os moradores reclamam que a calçada ficou muito larga, com 2,3 metros de largura, e tem prejudicado o tráfego. Márcio Vicente Pipes diz que passam linhas de ônibus pelo local e que os carros precisam encostar para dar passagem para o trânsito fluir.
Já Maria de Lourdes da Silva Oliveira afirma que, durante os trabalhos, as obras provocaram alagamento em sua casa e na da vizinha, na rua Cembira. Piso, móveis e eletrodomésticos foram estragados pelas águas. De acordo com os moradores, as obras tiveram de ser refeitas pela Subprefeitura de São Miguel Paulista quando os alagamentos foram constatados.
O Ministério Público está investigando a instalação das ciclofaixas na cidade, para acompanhar a implantação dessas vias e verificar o planejamento do programa. A Promotoria diz ter recebido mais de 40 queixas de moradores, que alegam sequer terem sido avisado sobre a instalação das faixas