Ao ampliar as políticas de incentivo ao uso do bicicleta, iniciadas na gestão Kassab, Prefeitura vem sofrendo críticas pela pressa e falta de planejamento. Na Zona Norte foi implantada ciclofaixa em avenida sem calçadas

cicloviacaesA Prefeitura de São Paulo está ampliando diversos programas implantados durante a administração de Gilberto Kassab (2006-2012). Esse é o caso da ampliação da malha cicloviária. Porém, esse programa vem sofrendo críticas da sociedade pela pressa e falta de planejamento na implantação. Entre os problemas apontados pela população está o fato de a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) pintar ciclofaixas em diversas áreas da cidade sem previamente verificar as necessidades e os impactos do programa sobre os moradores. É o que mostra reportagem do Bom Dia São Paulo, da TV Globo, sobre um trecho de ciclovia implantado numa rua que sequer possui calçadas.

Na Zona Norte da cidade, foi implantada uma ciclofaixa na avenida Amador Aguiar, no Jaraguá. O problema é que a avenida não possui sequer calçadas em condições para que os pedestres possam caminhar. A reportagem mostra que, na guia que demarca a rua, há grandes quantidades de lixo, entulho e pedras. Com essa situação, quem está caminhando ou correndo pela avenida atravessa a via e usa a ciclofaixa como calçada. Correm risco, ao dividir o espaço com os carros ou com as bicicletas.

Planejamento no incentivo ao uso da bicicleta

Durante a gestão de Gilberto Kassab à frente da Prefeitura, a cidade de São Paulo recebeu grandes estímulos para o uso da bicicleta. Foram criados mais de 200 km de faixas para bicicletas, entre ciclovias, ciclorrotas, além da ciclofaixa de lazer, que opera aos domingos e feriados nacionais e obteve resultados tão positivos que tornou-se modelo para outras cidades do país, como Brasília, Rio de Janeiro e Recife.

Outra medida criada em 2012 foi o Bike Sampa, programa de compartilhamento de bicicletas disponibilizadas em estações espalhadas pela capital paulista.  O programa previa a instalação de 300 estações com 10 bicicletas cada uma, totalizando 3 mil bikes à disposição dos paulistanos.