Há poucos exemplares dessa espécie espalhados pelo município administrado por Antônio Nicolai, do PSD

Araucárias são espécie nativa do bioma Mata Atlântica

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa

 

No último dia 15, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itapira  – município administrado pelo prefeito Antônio Nicolai, do PSD – recebeu a doação de 200 mudas de araucárias, espécie nativa do bioma Mata Atlântica, da Fábrica de Papel e Papelão Nossa Senhora da Penha. Elas foram encaminhadas ao Viveiro Municipal e serão utilizadas nas próximas ações de plantio promovidas pela pasta.

Conforme explica Anderson Martelli, biólogo e diretor da secretaria, atualmente há poucos exemplares dessa árvore espalhados pelo território do município e por isso foi elaborado um projeto que visa a aquisição de mudas dessa espécie. A proposta foi prontamente aceita pela empresa. “O número dessa espécie tem diminuído muito e as novas gerações podem não conhecer ou ter contato com essa árvore, sendo considerado o grupo mais primitivo de coníferas ainda vivas que surgiram na era paleozoica, durante o período carbonífero superior. A situação crítica em que se encontra esse ecossistema do domínio da Mata Atlântica demanda ações urgentes, que possam lhe propiciar uma perspectiva de futuro mais promissora”, relata.

O secretário da pasta, José Aparecido Perentel Rostirolla, agradeceu a empresa pelo apoio nessa e outras ações ambientais no município e informou que haverá continuidade do projeto com outros parceiros. “Deixo meus agradecimentos à empresa pelas imensuráveis ajudas nas questões ambientais. Vamos continuar trabalhando para conseguir mais mudas para prosseguirmos com este projeto tão importante para a cidade e o Meio Ambiente”, afirmou.