Gestores de Paulínia visitaram o projeto coordenado pelo maestro Ricardo Michelino

O maestro Ricardo Michelino, que coordena o projeto

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa

O Projeto Retreta, fruto da quase centenária Corporação Musical 24 de Junho, segue sendo um dos maiores sucessos culturais de Artur Nogueira, município de 55 mil habitantes do interior paulista administrato por Lucas Sia, do PSD. A iniciativa tem chamado atenção de municípios vizinhos – que demonstraram interesse em implantar projetos semelhantes em suas escolas e instituições.

Nesta quinta-feira (9), cerca de 15 gestores da cidade de Paulínia visitaram a sede do Projeto Retreta para conhecer as funcionalidades da iniciativa e os benefícios oferecidos a milhares de pessoas entre crianças, jovens e até idosos. Eles foram recepcionados pelo maestro Ricardo Michelino, pela secretária de Educação Débora Sacilotto, e pelo vereador Zé Pedro (PSD).

Michelino, que é coordenador e idealizador do projeto,–falou sobre o processo de implantação do Retreta em Artur Nogueira. Ele destacou que a ideia de desenvolver um trabalho de educação musical no município surgiu com a necessidade da renovação e ampliação do quadro de músicos da Corporação Musical – a mais antiga entidade musical da cidade – além do desejo de tornar a cultura acessível a todos.

“Através da proposta do Projeto Retreta, que é a de descentralização e intervenção sociocomunitária utilizando as aulas de música como ferramenta principal, a Corporação Musical tem aberto as portas para todos os interessados sem nenhuma distinção de raça, credo ou situação social”, pontuou.