
Integrantes da Secretaria da Saúde que participaram da audiência pública
Redação Scriptum com assessoria de imprensa da Prefeitura
A Secretaria de Saúde de Artur Nogueira, município de 56 mil habitantes do interior paulista, administrado por Lucas Sia (PSD), fez a prestação de contas do 1º quadrimestre de 2022 durante Audiência Pública realizada nesta terça-feira (24) e apresentou como grande destaque o volume de atendimentos no pronto-socorro. Comparado ao mesmo período ano passado, cresceu mais de 113%. Ao longo da reunião, os membros apresentaram o chamado Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA).
De acordo com o departamento, de janeiro a abril de 2021 foram 20.318 atendimentos realizados e, no mesmo período deste ano, 43.366. A conferência contou com a presença da secretária de Saúde de Artur Nogueira, Ângela Pulz Delgado, a presidente em exercício do conselho de saúde, Amanda Paes, e membros do Conselho de Saúde (Comusan).
Angela apresentou o relatório e destacou a importância dessa prestação de contas à população e o empenho da gestão do prefeito Lucas Sia na realização de ações para qualificar e humanizar o atendimento ofertado na rede de saúde do município. “Os números mostram o quão difícil é trabalhar na saúde, mas demonstram avanços positivos em vários indicadores. Os moradores estão ganhando confiança em nosso trabalho. Além disso, o RDQA evidencia que nosso principal objetivo é criar estratégias para oferecer uma saúde mais acolhedora e humanizada, atendendo a sociedade em suas principais necessidades”, argumenta a secretária.
O que é o RDQA?
O Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) é um instrumento de monitoramento e acompanhamento do desempenho da Programação Anual de Saúde (PAS), que deve ser apresentado pelo gestor do SUS ao Conselho Municipal de Saúde e em audiência pública na Câmara Municipal, até o final dos meses de maio (1º RDQA), setembro (2º RDQA) e fevereiro (3º RDQA).
O 1º RDQA contém os dados referentes aos recursos aplicados no período de janeiro a abril de 2022, bem como, as ações e produções realizadas nos serviços da Rede municipal de saúde.