As principais lideranças do partido participaram do jantar de comemoração dos 12 anos de fundação. Para Gilberto Kassab, partido hoje dá contribuição efetiva à defesa da democracia

Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, e os ministros André de Paula, Alexandre Silveira e Carlos Fávaro

Redação Scriptum

As principais lideranças do PSD no Brasil participaram na quarta-feira (21) de um jantar em Brasília para comemorar os 12 anos do partido. Governadores, ministros, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores estiveram na capital federal para celebrar o sucesso da legenda criada em setembro de 2011 e reforçaram a disposição de contribuir para a democracia privilegiando o diálogo e a busca de consensos.

Essa disposição foi resumida pelo presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, segundo quem o PSD “amadureceu muito rapidamente, se consolidou como um dos grandes partidos do Brasil, e contribui de maneira efetiva não só na defesa da nossa democracia, mas nos trabalhos legislativos e nos governos que participa”.

No mesmo sentido, falaram os líderes das bancadas na Câmara, Antonio Brito (BA), e no Senado, Otto Alencar (BA). Brito, por exemplo, lembrou que a marca do PSD “é o diálogo, a construção de consensos, a serenidade e a moderação”. Ele destacou também a influência que o partido exerce no Congresso. “Temos quadros para debater todos os temas essenciais para a Nação e estamos presentes nas mais importantes comissões do Parlamento”.

Além das lideranças e representantes do Poder Legislativo, estavam presentes também no evento, organizado pelo presidente do Diretório do Distrito Federal, Paulo Octávio, os governadores Ratinho Jr., do Paraná, e Fábio Mitidieri, de Sergipe, além dos ministros Carlos Fávaro (Agricultura), André de Paula (Pesca) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).

Foi lembrado por vários oradores que o PSD tem hoje cerca de sete mil políticos eleitos, 16 senadores (incluindo a maior bancada feminina do Senado, com seis parlamentares), 45 deputados federais e participa também do Governo de São Paulo, com o vice-governador Felício Ramuth. “O PSD tem, respeitando a democracia, o dom de sempre ajudar na governabilidade, que é o que o país mais precisa”, disse Paulo Octávio.

Os governadores Ratinho Jr. (Paraná) e Fábio Mitidieri (Sergipe)

História

Ao se dirigir aos presentes, Gilberto Kassab afirmou que o partido, aos 12 anos, “pode olhar para trás com orgulho e para o futuro com confiança”. Recordou os momentos iniciais da criação da sigla, quando teve a companhia de personalidades como o então vice-governador paulista, Guilherme Afif Domingos; do ex-governador Cláudio Lembo; do então deputado federal Guilherme Campos, primeiro líder da bancada pessedista; dos ex-deputados Walter Ihoshi e Eleuses Paiva; de Otto Alencar, e muitos outros.

Para ele, “o PSD hoje ajuda muito o País, com cuidado para construir seu futuro e respeito pelas posições divergentes”. Dessa maneira, continuou, “vamos nos consolidando e moldando a imagem de um partido de centro, mas não centro fisiológico que quer ser governo a qualquer custo, e sim um centro ideológico, que tem a transparência de mostrar identidade com muitas bandeiras dos partidos mais progressistas, mas que também acredita em muitas questões, em especial nas políticas públicas, dos partidos mais liberais”.

Kassab e Tiago Ricardo Ferreira, de Campinas do Monte Alegre (SP), considerado o primeiro prefeito do Brasil com paralisia cerebral.

Kassab lembrou também a importância que o partido dá à presença feminina em seus quadros, tendo a maior bancada feminina no Senado e cinco importantes deputadas federais. Citou Alda Marco Antonio, Ivani Boscolo e Adriana Flosi, do PSD Mulher, como importantes lutadoras pela causa da ampliação da participação feminina na política.

A luta pela inclusão também é, disse Kassab, pauta central do partido. Lembrou a atuação nesse sentido de parlamentares como o deputado estadual de São Paulo, Rafael Silva, que é deficiente visual, e da senadora Mara Gabrilli, também de São Paulo, responsável por diversas ações no Brasil e no Exterior em defesa das pessoas com deficiência. Ele homenageou a todos na pessoa do prefeito da pequena cidade paulista de Campinas do Monte Alegre, Tiago Ricardo Ferreira (PSD), também presente no evento de Brasília, considerado o primeiro prefeito do Brasil com paralisia cerebral.

Kassab e as representantes do PSD Mulher