Gestão do prefeito Anderson Farias (PSD), de São José dos Campos (SP), passou para R$ 35 o valor da hora trabalhada no programa Atividade Complementar. Projeto reforça segurança no município

Valor da hora trabalhada subiu de R$ 30 para R$ 35

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São José dos Campos

Em São José dos Campos — município de 737 mil habitantes do Vale do Paraíba, no interior do Estado de São Paulo — a gestão do prefeito Anderson Farias (PSD) aumentou de R$ 30 para R$ 35 o valor da hora trabalhada pelos agentes que fazem parte do Programa Atividade Complementar, da Guarda Civil Municipal. Os guardas se inscrevem para participar de maneira voluntária e trabalham em seus horários de folga, com respaldo operacional e jurídico, na segurança de estabelecimentos comerciais que participam do projeto.

O fortalecimento do Atividade Complementar, regulamentado desde 2017, faz parte do Plano de Gestão 2021-2024. Entre as atribuições do programa estão a verificação de ocorrências de perturbação do sossego público, além da fiscalização de posturas e do cumprimento da legislação de trânsito. Os guardas fazem rondas preventivas em áreas de condomínios empresariais e residenciais.

Neste ano, a prefeitura renovou até 2027 o convênio com a Polícia Militar, que também participa da iniciativa. Cerca de 40 policiais militares trabalham no Atividade Complementar e são remunerados pelo município.