Projeto do prefeito Thales Gabriel (PSD) também estabeleceu piso salarial de R$ 1.450 e gratificações por desempenho e capacitação

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cruzeiro

 

O prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel (PSD), sancionou na sexta-feira (24) o Plano de Cargos, Carreira e Vencimento dos Servidores Municipais. A iniciativa atende a uma antiga reivindicação dos funcionários públicos da cidade de 85 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo. “É um projeto que não só vai valorizar o trabalhador, mas, principalmente, estimular o crescimento profissional e educacional do nosso servidor. Mais do que reajustar os salários, nos casos em que forem cumpridas as exigências e avaliações, é uma forma de melhorar até mesmo o atendimento e os serviços prestados para nossa cidade”, destaca o prefeito, autor do projeto de lei que estabeleceu o plano.

O projeto sancionado estabelece o piso salarial de R$ 1.450, organiza nomenclaturas e extingue cargos na administração pública. Além disso, descreve detalhadamente as vagas existentes, as respectivas funções, as competências exigidas e as possíveis progressões salariais a que os servidores terão direito. A íntegra do plano de carreira está disponível aqui.

Thales também agradeceu aos parlamentares da cidade pelo apoio à proposta. “Obrigado a todos, em especial aos 10 vereadores que compõem a Câmara de Cruzeiro, que também entram para história por terem aprovado esse projeto tão importante do Executivo.”

O plano de carreira estabelece, ainda, dois tipos de progressão salarial para os funcionários. Na avaliação de desempenho, a cada três anos, o servidor poderá receber 3% de reajuste, calculado sobre o vencimento-base, caso obtenha a pontuação exigida. Os critérios para essa avaliação ainda serão definidos pela Comissão de Desenvolvimento Profissional.

O projeto criou a progressão por capacitação e qualificação. Neste caso, o servidor poderá ter reajuste de 2,5%, calculado sobre o vencimento-base, se apresentar uma evolução em seu grau de instrução ou realizar cursos que tenham relação com funções administrativas.