O encontro da cúpula do PSD com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (5) foi manchete nos principais portais de notícias do país. O G1, portal de notícias da Globo, destacou a fala do presidente nacional do partido, que reafirmou “que a legenda apoiará o segundo mandato da petista e se […]

O encontro da cúpula do PSD com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (5) foi manchete nos principais portais de notícias do país. O G1, portal de notícias da Globo, destacou a fala do presidente nacional do partido, que reafirmou “que a legenda apoiará o segundo mandato da petista e se disse “parceiro” da chefe do Executivo”. Citou a fala de Kassab: “Vemos com entusiasmo a determinação da presidenta em buscar de forma necessária para que possamos melhorar nossas instituições. Somos parceiros no fortalecimento do avanço das conquistas na ascensão de classe por meio de políticas de inclusão. […] Somos parceiros que não se intimidam com desafios e tamanho dos obstáculos”.

A reportagem destacou ainda a leitura de trechos do Manifesto à Nação Brasileira, emitido pelo PSD quando foi anunciado o apoio da sigla à então candidata ao Planalto, apontando os motivos para apoiá-la na eleição presidencial.

Correio Braziliense também destacou a leitura de trechos do manifesto e a fala de Kassab: “O partido estará ao seu lado para contribuir com o êxito do seu governo, para que daqui a quatro anos possamos ter orgulho do legado que seu governo vai deixar para a nação brasileira”. Mencionou ainda as participações do ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, do ex-governador de São Paulo Cláudio Lembo, o vice-governador da Bahia e senador eleito Otto Alencar, e o governador eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria. “Acompanhamos de perto a dura batalha [eleitoral] e sabemos que ela foi vencida graças à sua coragem, persistência de assumir temas tão importantes para a população, nos irmanamos nessa luta e agora aqui estamos”, disse Afif.

O Globo falou da reunião e destacou o compromisso do partido de apoiar o segundo mandato e ressaltou a fala de Kassab de que a participação do PSD no governo será definida pela presidente. “A composição do governo não terá indicação partidária. Caberá à presidente Dilma Rousseff compor o governo da melhor maneira possível e segundo a sua visão”, disse Kassab. A notícia destaca ainda que a bancada federal fará parte da base de apoio do governo: “Portanto estará junto com o governo participando da discussão dos projetos e do seu encaminhamento, sabendo convergir, sabendo divergir, mas sabendo antes de mais nada estar ao lado do governo da presidente Dilma”, completou o presidente nacional do partido.

Folha de São Paulo ressaltou o evento em que o PSD declarou seu apoio ao segundo mandato da presidente. A Veja lembrou que o PSD foi o primeiro partido da aliança a declarar formalmente apoio à reeleição de Dilma. Destacou a fala da presidente: “Para mim, o PSD é um integrante do meu governo, faz parte da minha base aliada e, portanto, é protagonista. É essa a minha visão e eu vou me comportar, a partir de agora, baseada nesse posicionamento. Eu tenho muita clareza da importância que o PSD ocupa nesse cenário partidário brasileiro”, afirmou.

Estadão também salientou a fala de Kassab sobre excessos cometidos durante a campanha, citando: “A exaltação do ódio e a tentativa de reviver a luta de classes são preocupantes. Essa beligerância que remete à retórica eleitoreira ultrapassada revela sinais preocupantes”. “Essa guerra civil verbal atenta contra a principal característica sociocultural brasileira: a integração dos diferentes. O PSD rechaça esse conflito.” O Valor lembrou que o encontro com o PSD foi o primeiro ato público da presidente Dilma Rousseff desde a sua reeleição.

Portal No Ar destacou a participação do governador eleito do Rio Grande do Norte e a cúpula do PSD potiguar no evento, composta pelo deputado federal Fábio Faria e os estaduais José Dia, Dison Lisboa e Galeno Torquato, e do prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior. Robinson relembrou o discurso que ele fez na convenção do PSD que declarou apoio à reeleição de Dilma. “Antes de começar o processo eleitoral na convenção do PSD eu falei como nordestino. Eu sou cidadão potiguar e governador eleito com muita honra do Rio Grande do Norte. Eu disse que se dependesse da justiça, da gratidão que habita o coração do povo nordestino [e depois nos vimos isso em todo o Brasil] a senhora seria reeleita presidente do Brasil”, destacou Robinson. A presidente Dilma cumprimentou o governador e desejou “votos de um bom governo”.