Unidade Móvel, um sonho antigo do vice-prefeito de Taubaté (SP), Edson de Oliveira (PSD) (foto), já é realidade no município. Com ela, será possível levar cursos aos moradores das áreas rurais da cidade.
unidade móvel por dentro

Com 33,25 m² de área útil, a unidade móvel oferece laboratório de informática e uma oficina de eletricista instalador.

Um sonho antigo do vice-prefeito de Taubaté (SP), Edson de Oliveira (PSD), já é realidade no município. No final de novembro, foi inaugurada uma Unidade Móvel de Ensino Profissionalizante, no bairro Jaboticabeira, onde já há duas unidades da Escola Municipal do Trabalho.

Idealizador da carreta, o professor Edson é funcionário licenciado do Senai de Taubaté e, durante anos, ministrou cursos em carretas que percorriam o Estado de São Paulo levando cursos profissionalizantes. Desde essa época, já tinha em mente o sonho de instalar em Taubaté uma carreta que pudesse ir aos lugares mais distantes e oferecer cursos de qualificação aos moradores da área rural.

O prefeito Edson de Oliveira.

O vice-prefeito Edson de Oliveira.

Quando assumiu o cargo de vice-prefeito, o professor se comprometeu com o prefeito Ortiz Junior a dar uma nova cara para as Escolas Municipais do Trabalho. Na época, eram oito, sendo que cinco já foram reformadas: Jaboticabeira I, Jaboticabeira II, Estiva, Alto do Cristo e Areão. Mas, ainda faltam três: Gurilândia, Santo Antônio e Cecap. Essas estão agendadas para serem revitalizadas em 2016. Foi feito muito mais, e em 2014 inauguraram a 9ª unidade no bairro Santa Tereza. A escolha dessa localidade se deve à sua alta vulnerabilidade social.

A conclusão da Unidade Móvel de Ensino levou cinco meses. Nesse período, foi montada a estrutura necessária, a exemplo de um elevador hidráulico para dar maior acessibilidade. Um laboratório de informática permitiria que cursos nessa área e de gestão seriam possíveis de se realizar. Também foi pensado numa bancada e oficina de elétrica, permitindo que esse curso tão procurado no mercado de trabalho fosse possível de acontecer. “Enfim, esse sonho foi realizado. É um feito inédito e, hoje, Taubaté é o único município do país que passa a ter uma Unidade Móvel de Ensino”, afirma Edson de Oliveira.

A unidade é uma carreta que mede 13,3 metros de comprimento; 2,5 metros de largura e 3 metros de altura. O teto e as laterais internas receberam revestimento térmico acústico de PVC de 10 cm de espessura, e o piso é de material sintético imitando madeira. A carreta dispõe de dois aparelhos de ar condicionado, tela plana e projetor de multimídia.