Relatório produzido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo cita iniciativas da gestão do prefeito Mario Botion (PSD), como o Plano Municipal de Enfrentamento e a transparência na divulgação de atos e despesas

 

O prefeito Mario Botion: “Criação do grupo técnico, de forma imediata, para tratar do assunto foi preponderante”

 

Redação: Scriptum com Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Limeira

 

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) voltou a destacar a gestão do prefeito de Limeira, Mario Botion (PSD), como referência no enfrentamento à covid-19. As informações sobre o desempenho da administração do município do interior paulista — com população estimada pelo IBGE em 310 mil habitantes — fazem parte de relatório produzido pelo órgão que foi divulgado pela Prefeitura na segunda-feira (21).

O texto do documento, com dados referentes a dezembro do ano passado, cita diversas medidas adotadas por Botion, entre elas a formação de um comitê de crise para o planejamento e acompanhamento de ações. “A manifestação do Tribunal reflete o trabalho que estamos realizando desde o início da pandemia, trabalho em que todo o governo se empenhou no sentido de buscar minimizar, por meio de políticas públicas, os danos provocados pela covid-19”, afirma o prefeito. Ainda segundo Botion, “a criação do grupo técnico, de forma imediata, para tratar do assunto foi preponderante”.

Assim como ocorreu em outros relatórios já produzidos pelo órgão, o TCE elogiou a transparência da Prefeitura na divulgação de atos, receitas e despesas relacionadas ao combate à doença, além do Plano Municipal de Enfrentamento e do Plano de Retomada das Aulas Presenciais. No documento, o agente de fiscalização do tribunal destaca, ainda, o processo de vacinação realizado no município. Entre os pontos positivos estão a existência de um número suficiente de refrigeradores para o armazenamento das vacinas; campanhas de orientação sobre a imunização; previsão de vacinação em domicílio para pessoas de grupos de risco; e previsão de acompanhamento das pessoas vacinadas.

Casos e vacinação

De acordo com o boletim divulgado pela Prefeitura de Limeira na segunda-feira (21), o município registrou 55.925 casos da doença desde o início da pandemia. Desse total, 54.645 pacientes já foram curados e 1.252 morreram em função da covid. Ainda conforme a administração, 600.083 vacinas contra a doença foram aplicadas na cidade: 260.968 da primeira dose, 232.327 da segunda, 8.167 doses únicas e 98.621 doses adicionais.