Pela primeira vez na história de Tietê, cidade de 40 mil habitantes no interior de São Paulo, um gestor municipal recebeu o prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae (Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas). O reconhecimento veio após a gestão do prefeito Manoel David (PSD) promover ações que facilitaram a vida do pequeno e médio empreendedor, por meio do Via Rápida Empresa e demais serviços prestados.
Graças às iniciativas da Prefeitura, cerca de 1.500 pequenos empresários de Tietê se formalizaram e se transformaram em Microempreendedores Individuais (MEIs). “Quando assumimos a Prefeitura, apenas 500 MEIs estavam formalizados. Após o trabalho realizado, chegamos a 2 mil MEIs na cidade. Demos esperança a muitos desempregados, que agora têm o seu próprio negócio e estão gerando sua própria renda de forma digna”, explicou o prefeito.
O Prêmio Prefeito Empreendedor tem o objetivo de reconhecer os gestores que promovem o desenvolvimento econômico e social de seus municípios por meio do incentivo aos pequenos negócios locais. Realizada a cada dois anos, a premiação é concedida aos prefeitos de todo o Brasil e aos administradores regionais do Distrito Federal e de Fernando de Noronha.
Tietê venceu em 1º lugar o prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae-SP na categoria Desburocratização e Formalização com o projeto “Desenvolvimento Sustentável: Atendimento Gratuito e Facilitado aos MEIs”. O município ficou à frente de cidades como Vinhedo, Votorantim (2ª colocada) e Franca (3ª colocada).
No total, 423 projetos de 301 prefeituras do Estado de São Paulo foram inscritos (cada uma pôde se inscrever com dois projetos, um em cada categoria), sendo que 346 projetos de 257 prefeituras foram habilitados. Os representantes paulistas concorrem agora na etapa nacional.