Plano criado pela gestão da prefeita Capitã Lucimara (PSD) estabeleceu restrição de circulação e funcionamento do comércio entre as 20h e 5h. Quarenta e sete multas já foram aplicadas

Operação contou com o apoio da Polícia Militar em dez barreiras sanitárias

 

Nos três primeiros dias do Plano Valinhos — pacote de medidas adotadas pela gestão da prefeita Capitã Lucimara (PSD) para o combate à covid-19 na cidade do interior paulista — a Guarda Civil Municipal (GCM) aplicou 47 multas por descumprimento das determinações estabelecidas pela administração. Em vigor desde a última sexta (26), o plano restringiu a circulação de pessoas, entre 20h e 5h, em ruas e avenidas do município, que tem cerca de 131 mil habitantes. Nesse período, podem funcionar somente serviços essenciais, como hospitais, farmácias, unidades de saúde e postos de combustíveis, além de supermercados, açougues e padarias que não venderem bebidas alcoólicas. Apenas quem estiver trabalhando pode circular.

Durante a operação realizada pela Guarda Municipal, que contou com o apoio da Polícia Militar em dez barreiras sanitárias, 14 pessoas foram autuadas por circulação indevida e outras 14 por desrespeitarem a obrigatoriedade do uso de máscara. A multa aplicada para os dois tipos de infratores é de R$ 186,58.

Os demais munícipes foram autuados por promoverem aglomerações, manterem o estabelecimento funcionando ou venderem bebidas alcoólicas fora do horário permitido. A multa prevista para essas infrações é de R$ 4.664,50.

O Plano Valinhos, que termina na próxima sexta (5), é mais rígido que o “toque de restrição”, do Governo do Estado, que estabeleceu o período das 23h às 5h. Atualmente, 100% dos leitos de UTI dos dois hospitais da cidade do interior paulista estão ocupados.

A prefeita ressaltou a importância das medidas adotadas pela gestão. “As restrições que adotamos no município são essenciais para que possamos enfrentar a covid-19. A ação da Guarda é muito importante para assegurar que essas medidas estão sendo cumpridas e evitar uma maior disseminação da doença em nosso município”, destacou Capitã Lucimara.

No último fim de semana, a Guarda Municipal também interrompeu cinco festas ilegais promovidas nos bairros Macuco, São Bento do Recreio e Contendas. “O trabalho realizado pela GCM tem como função garantir que as medidas estabelecidas sejam cumpridas, preservando a vida da população neste momento crítico de pandemia”, explicou o secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz.

Casos

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (1º) pela Prefeitura de Valinhos, o município já registrou 4.938 casos de covid-19 desde o início da pandemia e 163 mortes provocadas pela doença.