Prefeita Capitã Lucimara (PSD) investiu na contratação de servidores e inaugurou unidades de ensino nos bairros São Luiz e Jardim Nova Palmares

A prefeita Capitã Lucimara

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Valinhos

O trabalho realizado pela prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara Godoy (PSD), reduziu em 70% a fila de espera por vagas nos centros de Educação Infantil do município de 133 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo. No ano passado, 650 crianças de até três anos de idade aguardavam pela matrícula. Esse número caiu para 250 no início deste ano. Entre as ações promovidas pela administração estão a contratação de mais servidores e o funcionamento pleno de duas novas unidades. “Em 2022, entregamos duas novas creches, a do bairro São Luiz e a do Jardim Nova Palmares, que agora passaram a funcionar com capacidade máxima”, destaca a prefeita.

De acordo com Capitã Lucimara, o governo municipal trabalha para zerar o déficit de vagas, um problema antigo da cidade. Para atingir esse objetivo, ela enviou o projeto de lei 221/2022 à Câmara de Vereadores, que autoriza a prefeitura de Valinhos a firmar convênio com entidades filantrópicas, ONG’s e escolas particulares de Educação Infantil.

O projeto estabelece, ainda, a concessão de bolsas de estudo às crianças que não conseguirem vagas na rede municipal de ensino. “O objetivo não é eximir o poder público da responsabilidade de ampliar sua rede própria, mas favorecer a solução do problema da demanda em um intervalo de tempo menor, paralelamente a outras providências que estamos tomando para que nenhuma criança fique fora da creche”, explica a prefeita.

Outra ação da prefeitura é a ampliação do prédio da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Emely Tófolo Machado, no bairro Capuava. Segundo a secretária municipal de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, o local será transformado em um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) e vai oferecer 80 vagas. A obra deve ser entregue à população em maio.