Criado pela prefeita Capitã Lucimara de Godoy (PSD), o programa Olho Vivo instalou câmeras em 50 unidades de ensino; medida reforçou a segurança de 12 mil alunos

Imagens capturadas pelas câmeras são transmitidas em tempo real para o Centro de Operações e Inteligência (COI), na sede da Guarda Civil Municipal (GCM).

 

Redação Scriptum com Prefeitura de Valinhos

A gestão da prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara de Godoy (PSD), instalou câmeras em todas as escolas da rede municipal de ensino. A instalação dos equipamentos, que monitoram as unidades 24 horas por dia, faz parte do programa Olho Vivo, criado no ano passado pela gestão do município de 126 mil habitantes do interior de São Paulo. A medida garante mais segurança a cerca de 12 mil alunos e profissionais do setor educacional. “Instalamos câmeras nas 50 unidades de ensino, que agora são monitoradas de maneira ininterrupta”, enfatiza a prefeita. As imagens capturadas pelas câmeras são transmitidas em tempo real para o Centro de Operações e Inteligência (COI), na sede da Guarda Civil Municipal (GCM). Durante uma ocorrência, por exemplo, o alarme é imediatamente acionado, o que agiliza o trabalho dos agentes.

Valinhos já tem 989 câmeras instaladas em prédios públicos, que funcionam em circuito fechado de TV. Outras 47 estão em vias públicas e são capazes de realizar a leitura de placas. No COI, as imagens são cruzadas com dados de outros sistemas de segurança pública, o que permite às forças policiais atuarem de maneira integrada. “Toda essa estrutura é fundamental e vem acompanhada de outros avanços, como a ampliação de 30% do nosso efetivo e a renovação de 26% da frota no ano passado”, afirma o secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Argeu Alencar da Silva.

Além das câmeras, creches e escolas de Valinhos contam com o aplicativo SOS Cidadão. Caso esteja enfrentando uma situação de risco, o usuário da ferramenta pode acionar diretamente a GCM.

Queda nos homicídios

Em 2023, a cidade registrou a menor taxa de homicídios em dez anos. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o município teve apenas uma ocorrência desse tipo de crime, o que representa um índice de 0,79 por 100 mil habitantes. O número é muito menor que a média do Estado (5,72).