Município governado pelo prefeito Jorge Seba (PSD) venceu na categoria Saúde e Bem-estar, além de ter conquistado o primeiro lugar em Governança, Eficiência Fiscal e Transparência

O prefeito Jorge Seba (à dir): “Consideramos esta premiação o Oscar da gestão pública”

Redação Scriptum com Prefeitura de Votuporanga

O governo do prefeito de Votuporanga, Jorge Seba (PSD), foi um dos destaques do prêmio Band Cidades Excelentes 2023, realizado neste domingo (12) nos estúdios da emissora, em São Paulo. Durante o evento, o município da região Noroeste do Estado conquistou o primeiro lugar nas categorias Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, além de ter vencido em Saúde e Bem-estar, entre as cidades paulistas de porte médio, com 30 mil a 100 mil habitantes. O prefeito foi ao evento acompanhado pela primeira-dama de Votuporanga, Rose Seba. “Consideramos esta premiação o Oscar da gestão pública. Agora avançamos para a etapa nacional, que será em dezembro, levando novamente o nome de Votuporanga para todo o Brasil. Mais uma vez, deixo aqui minha gratidão e meu reconhecimento ao trabalho e dedicação de todos os servidores que fazem do nosso governo essa administração de excelência”, disse o prefeito.

Em uma escala de 0 a 100, Votuporanga obteve média 72,40 pontos no pilar Governança, Eficiência Fiscal e Transparência. Entre os quesitos analisados nessa categoria estão o percentual de endividamento líquido da prefeitura, a autonomia fiscal, os resultados fiscais e o investimento per capita promovido pela gestão. Já na categoria Saúde e Bem-estar, que analisou a cobertura oferecida pela rede de Atenção Primária, a expectativa de vida ao nascer, o número de leitos hospitalares, entre outros quesitos, a cidade teve média 72,14.

Premiação

De acordo com texto publicado no site da Band, a iniciativa é uma parceria entre o Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Aquila para “incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão, transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos”. O prêmio utiliza o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que aplica conceitos de big data e reúne informações públicas atualizadas de todas as cidades do País, além de projetos enviados pelas próprias prefeituras.

Ao todo, foram analisados 62 indicadores em áreas como educação, saúde, mobilidade urbana, infraestrutura e desenvolvimento socioeconômico. Os concorrentes foram divididos em cidades pequenas, com até 30 mil habitantes, médias e grandes, que têm mais de 100 mil moradores.