Kassab diz que desrespeito com a cidade é a desinformação de Haddad


Prefeito contesta afirmação de candidato petista e esclarece investimentos no Programa Mananciais.

09/09/2012

FacebookTwitterWhatsApp

A comunidade Cantinho do Céu, reurbanizada durante a gestão Kassab, às margens da represa Billings

A Prefeitura de São Paulo homologou na última semana a licitação para a execução da terceira fase do Programa Mananciais, destinado à recuperação e preservação da orla das represas Billings e Guarapiranga, incluindo a construção da habitações para a população que ocupa irregularmente essas áreas. É mais um passo no compromisso desta gestão de encaminhar soluções definitivas para os problemas habitacionais e ambientais que a ocupação irregular provoca.

Certamente, deve-se à desinformação e pouca familiaridade com os problemas da cidade a afirmação do candidato Fernando Haddad, do PT, de que esse passo seria um desrespeito com a cidade. “Desrespeito – afirmou o prefeito Gilberto Kassab – vem da parte do candidato em relação à cidade de São Paulo, por querer comentar um assunto sobre o qual não tem conhecimento. É obrigação dos candidatos estarem informados sobre os assuntos da administração. Ainda mais os que já estiveram na Prefeitura, como é o caso de Haddad, ex-subsecretário de Finanças do município, função na qual tratou de pagamentos referentes a este Programa. É surpreendente que ele tenha passado anos na administração municipal e demonstre tamanha desinformação”, acrescentou Kassab.

“Enquanto a gestão anterior deixou, em 2004, fila de credores, cancelamento de empenhos e um saldo irrisório na conta bancária da Prefeitura, nós estamos passando para o próximo prefeito as condições necessárias para a execução de importantes programas, como é o caso do Mananciais”, concluiu Kassab.

A licitação, em curso desde 2011, está sendo finalizada para que a terceira e última fase do programa Mananciais seja concluída em cerca de três anos, com recursos da Prefeitura, Governos estadual e federal e do Fundo de Saneamento.

O Programa Mananciais foi criado em 1996, sob o título Programa Guarapiranga, com o propósito de fazer a recuperaração sócio-ambiental do entorno daquela represa. Em 2005 ele foi ampliado, incorporando as melhorias na represa Billings.

Atualmente, por meio da Secretaria da Habitação, o Programa Mananciais é responsável por obras de urbanização das comunidades carentes situadas no entorno das duas represas, proporcionando melhoria nas condições de vida dos moradores da região, garantindo a sustentabilidade nas intervenções urbanísticas e melhorando a qualidade dos dois reservatórios que abastecem a cidade.

Obra em encosta na comunidade Pedra sobre Pedra, em Cidade Júlia, na zona Sul, que integra o Programa Mananciais

São obras como a implantação de redes de água e de coleta de esgoto; drenagem de águas pluviais, canalização de córregos; coleta de lixo; melhorias viárias para veículos e pedestres, pavimentação, abertura de ruas e vielas; eliminação de áreas de risco; iluminação pública; criação de áreas de lazer e centros comunitários; reassentamento de famílias; construção de unidades habitacionais.

Na primeira fase do Programa Mananciais, realizado entre 2005 e 2008, 20 obras foram concluídas no entorno das duas represas, beneficiando 24,7 mil famílias.

A segunda fase, iniciada em 2008 e ainda em andamento, prevê obras em 118 comunidades, que beneficiarão 104,7 mil famílias. A terceira fase do projeto prevê obras em mais de 50 núcleos, e 13 mil novas unidades habitacionais, beneficiando 46 mil famílias.

 

FacebookTwitterWhatsApp

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário!




Tem notícia do PSD? Mande para a gente!

    Ao enviar meus dados, estou de acordo com a utilização deles para fins de comunicação.

    Ou envie por email para redacao@psd.org.br

    FacebookTwitterWhatsApp