BALANÇO

Obras e avanços sociais marcam gestão em Cotia

Prefeito Rogério Franco (PSD) avalia as principais realizações de seu governo em áreas como infraestrutura, saúde, educação e segurança pública


29 de julho de 2020

 

O prefeito Rogério Franco: “O maior desafio foi realmente otimizar os recursos”

 

Investimentos em obras de infraestrutura, ampliação e modernização das unidades de saúde, valorização da rede municipal de ensino, projetos sociais inéditos, estímulo ao empreendedorismo e fortalecimento da segurança pública. Essas são algumas das marcas da gestão do prefeito Rogério Franco (PSD) em Cotia, município de cerca de 249 mil habitantes da Região Metropolitana de São Paulo.

Em entrevista ao site estadual do PSD, o prefeito falou sobre as principais realizações e desafios do seu mandato, iniciado em 2017, o enfrentamento à covid-19 no município, a relação com o Legislativo, a identificação com o partido, entre outros temas.

“Iniciamos o mandato com impactos grandes de uma crise econômica mundial e tivemos que adotar medidas austeras para equilibrar as contas. O maior desafio foi realmente otimizar os recursos para alcançarmos nossos objetivos para Cotia. Avançamos muito em todas as áreas”, avaliou o prefeito.

Veja a entrevista a seguir:

Como o senhor avalia a sua gestão? Quais foram as suas principais conquistas e desafios?

Faço uma avaliação muito positiva do nosso governo. Logo no início do mandato fizemos um trabalho de gestão muito grande, contingenciamento e revisão de gastos para colocar as coisas em ordem e conseguirmos investir. Iniciamos o mandato com impactos grandes de uma crise econômica mundial e tivemos que adotar medidas austeras para equilibrar as contas. O maior desafio foi realmente otimizar os recursos para alcançarmos nossos objetivos para Cotia. Avançamos muito em todas as áreas.

Cotia se transformou em um canteiro de obras desde o primeiro dia do nosso mandato. Pavimentamos centenas de quilômetros de vias, reformamos dezenas de escolas, entregamos duas creches modernas, implantamos programas sociais importantes, como o Mãe Cotiana, Além do Som e Novo Olhar. Informatizamos as unidades básicas de saúde e implantamos o prontuário eletrônico. Investimos pesado em segurança pública, trouxemos os totens de videomonitoramento para pontos estratégicos de Cotia, melhoramos as condições de trabalho dos nossos guardas municipais com fardamento, armamento e viaturas novas.

Fizemos também um trabalho forte na qualificação e reciclagem de nossos educadores e investimos em material pedagógico de qualidade para nossos alunos. Conseguimos concluir um sonho antigo dos mais de 70 mil habitantes do distrito de Caucaia do Alto, que foi a duplicação de toda a Estrada de Caucaia. Implantamos duas faixas em ambos os sentidos, canteiro central, nova sinalização, paradas de ônibus com cobertura, deixamos a estrada mais segura para todos. Fizemos a pavimentação de toda a Estrada dos Pereiras (drenagem, guias, sarjeta e caixas de captação de água) e implantamos iluminação com lâmpadas de LED em toda a estrada. Um sonho antigo dos moradores.

Revitalizamos importantes avenidas. Podemos citar aqui a avenida São Camilo, a rua José Felix de Oliveira e a avenida João Paulo Ablas.

Implantamos áreas de lazer e esportes em locais que estavam abandonados, concluímos diversos equipamentos públicos. Há muito a fazer, mas, quando olhamos para trás, fica claro que muita coisa foi feita.

 

A estrada do Caucaia: duplicação era sonho antigo dos mais de 70 mil habitantes do distrito de Caucaia do Alto

 

Quais áreas foram tratadas como prioridades pela Prefeitura?

O cuidado com a cidade, a educação, a saúde e a segurança pública foram tratados com uma atenção muito especial e avançaram em nosso governo. Mas não nos esquecemos de outras áreas, como o social e a infraestrutura, que também tiveram um olhar carinhoso em nossa gestão.

A pandemia de covid-19 tem sido um desafio para todos os gestores, que precisam conciliar as atividades econômicas do município e o combate à doença. Como a sua gestão enfrentou a pandemia?

Nossa primeira medida foi revisar contratos e suspender algumas obras. Isso nos permitiu erguer um hospital de campanha em apenas 10 dias, disponibilizando 50 leitos para pacientes com covid-19. Conseguimos aliviar o sistema público de saúde da região. Nosso hospital de campanha vem fazendo um excelente trabalho com uma equipe qualificada.

Além disso, lançamos mão de medidas preventivas e de orientação à população. Instalamos pias com água e sabão para higienização das mãos em pontos estratégicos, distribuímos máscaras de tecido lavável para a população, implantamos a Operação Desinfecção, que percorre os bairros e locais de grande movimento aplicando material saneante nas ruas e calçadas para proteger ainda mais a população.

O que foi realizado na área da saúde desde o início do seu mandato?

Inauguramos a 26ª Unidade Básica de Saúde de Cotia, no Jardim Petrópolis, fizemos manutenção e reforma em praticamente todas as UBSs entregamos a 1ª UBS 100% digital, no Parque Miguel Mirizola, implantamos o prontuário eletrônico na rede e digitalizamos o serviço de dispensação de medicamentos. Reformamos os pronto atendimentos e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), implantamos o Centro de Diagnóstico, com mamógrafo e raio-x digital, reformulamos o programa de Remédio em Casa, entregamos novas ambulâncias, implantamos uma unidade do SAMU em Caucaia do Alto e implantamos a Motolância no SAMU.

 

O prefeito inaugurou a 1ª UBS 100% digital, no Parque Miguel Mirizola.

 

Quais foram as políticas sociais desenvolvidas pelo seu governo?

A área social recebeu a atenção que merece. Implantamos o CRAS Itinerante para levar informação e atendimento para comunidades carentes, reestruturamos e inauguramos novas unidades do CRAS e do CREAS. Implantamos programas e projetos como o Além do Som, que entrega aparelhos auditivos para pessoas que não têm condições de adquiri-los. O Novo Olhar é outra iniciativa inédita que implantamos e que já atendeu centenas de pessoas de todas as idades com a entrega de aparelhos de grau novinhos, modelos escolhidos pelos próprios beneficiados. O programa Mãe Cotiana garante atendimento integral à gestante e ao bebê que faz pré-natal na rede municipal, disponibiliza o cartão de transporte gratuito para a gestante passar em consulta ou fazer exame na rede, quando não houver disponibilidade perto de sua casa. Além disso, presenteia a gestante com o enxoval completo do bebê, com saída de maternidade, banheira, fralda, mamadeira, carrinho de bebê, entre outros itens. Além disso, fizemos um trabalho integrado com a educação e a saúde, com o Projeto Cuidar, uma iniciativa inédita que atendeu milhares de alunos do município, investindo no seu bem-estar e na sua qualidade de vida.

A sua gestão realizou projetos de estímulo ao empreendedorismo?

Por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação, estreitamos parcerias com o Sebrae SP e iniciamos o Programa de Desenvolvimento Local. Tivemos o Encontro de Negócios, com a participação de empreendedores da cidade, os eventos Agentes Locais de Inovação e o Diálogo sobre Empreendedorismo e Inovação. Criamos o Programa de Aceleração de Startups, além de diversos cursos que buscam capacitar a população para montar o seu negócio e empreender na cidade.

Na área da educação, quais foram as principais realizações?

Reformamos dezenas de escolas. Mas não foi pequena reforma, não. Foi reforma completa: telhado, hidráulica, elétrica, pisos, portas, grades, vidros, tudo foi refeito ou melhorado. Está em andamento a reforma completa de mais 30 escolas municipais. Dessas, 20 serão ampliadas. Vamos abrir mais de duas mil novas vagas. Concluímos e entregamos as creches do Mirizola e do Jardim São Vicente e criamos mais de 900 vagas. Já está pronta, e em breve vamos entregar, a creche do Jardim Torino. Neste ano, entregaremos a creche de Caucaia para quase mil alunos. Também já começamos a construir a creche do Jardim Turiguara. Entregamos material e uniforme escolar de qualidade para os alunos. Pela primeira vez, a Prefeitura entregou material pedagógico e material escolar adaptado para os alunos de inclusão. Melhoramos a qualidade da merenda escolar. Realizamos diversas capacitações para os professores. Valorizamos os profissionais que estão dentro da sala de aula. Os auxiliares de classe e secretários de escolas tiveram um reajuste salarial de 32%, pagamos mais de R$ 6 milhões em benefícios aos educadores que estavam atrasados há anos.

Como foi a relação com o Legislativo durante o seu mandato?

Sempre tivemos o diálogo aberto entre Executivo e Legislativo e essa relação é muito propositiva. Tivemos o apoio da Câmara em projetos importantes e mantemos um trabalho harmonioso, sempre pensando no bem-estar da população.

Quais são os valores e projetos defendidos pelo PSD com os quais o senhor mais se identifica?

Defendo a transparência, a lisura da informação pública. Tanto é assim que em nossa gestão fortalecemos a comunicação com a população sobre os atos do governo, demos mais visibilidade aos atos administrativos. Acreditamos no fortalecimento das políticas públicas sociais para atender as famílias em situação de vulnerabilidade e em projetos que auxiliam as pessoas a deixarem a situação em que se encontram. Ações voltadas para o meio ambiente também sempre estiveram em nossa pauta. Acreditamos que, com cidadãos mais conscientes, vamos melhorar o cuidado com os recursos naturais e a relação com o planeta.

 

Projeto de construção do Pronto Socorro Infantil na cidade

 

O que ainda falta realizar na cidade?

Estamos realizando muita coisa ainda. Iniciamos a construção do primeiro pronto-socorro infantil de Cotia, vamos entregar em alguns meses. Cotia é uma cidade muito grande, por isso estamos fazendo manutenção nas ruas, avenidas e estradas e pavimentando dezenas de outras para melhorar os acessos aos bairros. Também já iniciamos o projeto Conexão Saúde – Cotia cuidando de você, que está em funcionamento nas unidades básicas de saúde Portão e Mirizola. Vamos levar para toda atenção básica o aplicativo da saúde, agenda eletrônica e estrutura inovadora. Iniciamos a revitalização de todo o centro de Cotia, da Praça da Matriz, da Praça Joaquim Nunes e do calçadão da Senador Feijó. Vamos instalar baias de ônibus, padronização dos passeios, nova pavimentação e iluminação. Estamos trabalhando muito para que Cotia fique uma cidade cada vez melhor.

 Comente!



multimídia
Vídeos
WhatsAppFacebookTwitter