Programa criado pela gestão do prefeito Toninho Bellini (PSD) paga R$ 300 mensais para moradores em situação de extrema vulnerabilidade social

O prefeito Toninho Bellini: “Ação social será definitiva e poderá ser somada aos programas sociais das outras esferas de governo”

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapira

A gestão do prefeito de Itapira, Toninho Bellini (PSD), lançou o Programa de Apoio Social (PAS), que vai transferir R$ 300 mensais para cerca de 300 famílias em situação de extrema pobreza no município do interior do Estado de São Paulo. O primeiro pagamento será feito nesta terça-feira (31) e o projeto tem duração prevista de 24 meses, podendo ser prorrogado após avaliação técnica.

O lançamento oficial do PAS ocorreu no último sábado (28), em evento promovido pelo prefeito na Praça CEU, no bairro Istor Luppi. “Esse programa que está sendo lançado é muito importante para todos vocês, as famílias beneficiadas, mas também para nós, por podermos administrar o nosso orçamento e trazer essa ação social que será definitiva e poderá ser somada aos programas sociais das outras esferas de governo. Das prefeituras da região, nenhuma fez um programa de auxílio às famílias como fizemos. Nos níveis estadual e nacional, poucos foram criados também”, disse Bellini.

Totalmente custeado pela prefeitura, o PAS terá investimento anual de aproximadamente R$ 1 milhão. O projeto exige que os filhos dos beneficiários continuem frequentando a escola, além de oferecer acompanhamento de médicos e assistentes sociais, imunização das crianças e encaminhamento de jovens ao ensino profissionalizante. As famílias devem ter renda per capita igual ou superior a R$ 89.

A prefeitura também vai avaliar a evolução da condição social dos participantes, para verificar a necessidade de os beneficiários continuarem no projeto. Os interessados em participar podem fazer o pré-cadastro em uma das três unidades do CRAS no município.

Agradecimento

Durante o lançamento do PAS, a beneficiária Thais River de Oliveira agradeceu ao prefeito Toninho Bellini e elogiou a iniciativa da administração municipal. “Muitos aqui sabem o que é criar os filhos sozinha, ser mãe e pai ao mesmo tempo. Destaco aqui a importância desse programa para nós, mães, para que possamos caminhar. É uma semente que está sendo plantada e que logo dará frutos, que serão nossos filhos crescendo e a nossa cidade crescendo através da nossa história, mesmo que nossa história seja suada e sofrida.”