Prefeito do PSD coordena ações no setor de saúde em 29 municípios da Região Metropolitana de Campinas. Vice-presidente será o prefeito de Louveira, Estanislau Steck, também filiado ao partido

O prefeito de Morungaba, Marquinho Oliveira

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Morungaba

O prefeito de Morungaba, Marquinho Oliveira (PSD), foi reeleito presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas (Cismetro) para o biênio 2023/2024. Estanislau Steck, prefeito de Louveira, será o vice-presidente. A reunião em que foram definidos os dirigentes ocorreu nesta quinta-feira (15) na sede do consórcio, em Holambra, no interior do Estado de São Paulo.

Quando Marquinho assumiu a presidência, em 2021, a entidade atendia 15 municípios. Atualmente, são 29 cidades, com uma população total de cerca de 1,8 milhão de habitantes. De acordo com o prefeito, no primeiro semestre de 2023, o consórcio vai contemplar 36 municípios, “com o objetivo de viabilizar as ações compartilhadas e o rateio de despesas comuns, para melhorar o atendimento na rede de saúde e gerar economia aos cofres públicos”.

Dados divulgados pelo Cismetro registram que as parcerias entre as gestões estão reduzindo as filas de espera por consultas, exames e procedimentos em diferentes níveis de complexidade. Os atendimentos são contratados pelas prefeituras para diminuir o déficit de profissionais de saúde. Entre janeiro e outubro deste ano, foram realizados 28.129 plantões de especialidade, 4.505 cirurgias, 416.401 consultas, 1.054.368 exames laboratoriais, 3.688 plantões odontológicos, 137.870 exames por imagem e 37.923 plantões de urgência e emergência.

As atividades são definidas a partir do planejamento dos municípios e de projetos aprovados pelo conselho técnico da instituição. Além de Morungaba e Louveira, fazem parte do consórcio as seguintes cidades: Holambra, Artur Nogueira, Cosmópolis, Paulínia, Santo Antônio de Posse, Cordeirópolis, Santa Gertrudes, Amparo, Iracemápolis, Jaguariúna, Limeira, Ipeúna, Rio Claro, Americana, Nova Odessa, Hortolândia, Valinhos, Itatiba, Várzea Paulista, Indaiatuba, Campo Limpo Paulista, Itirapina, Pirassununga, Santa Maria da Serra, São Pedro, Águas de São Pedro e Engenheiro Coelho.