Prefeito do PSD fala sobre seus principais projetos e os avanços conquistados pelo município da Grande São Paulo desde que assumiu o cargo, em abril de 2019

 

O prefeito de Cajamar, Danilo Joan

 

Realizada em abril de 2019, a posse do prefeito de Cajamar, Danilo Joan (PSD), encerrou uma fase de turbulências políticas no município da Grande São Paulo e iniciou uma etapa marcada por investimentos da administração em áreas como saúde, educação, geração de emprego, infraestrutura, lazer e assistência social. Antes da atual gestão, o município, com população estimada em 76 mil habitantes, passou pela troca de 13 prefeitos em apenas seis anos.

Em entrevista ao site do PSD, Danilo Joan falou sobre o processo de recuperação da cidade, os principais desafios enfrentados durante o seu mandato, a relação com a Câmara Municipal, as obras mais importantes executadas pela Prefeitura e o combate ao novo coronavírus. No início do mês passado, o prefeito testou positivo para covid-19 e, confiante na qualidade dos serviços oferecidos em Cajamar, realizou todo o tratamento no Centro Médico de Combate ao Coronavírus.

“Eu acompanhei todos os passos da construção dessa tenda, logo no início da pandemia, e confio 100% no trabalho que é feito aqui na cidade”, destacou o prefeito.

Confira a entrevista a seguir:

Como o senhor avalia a sua gestão? Quais foram as suas principais conquistas e desafios?

O maior desafio foi assumir a gestão após uma eleição suplementar e saber que teríamos um período de trabalho de apenas um ano e oito meses, especialmente porque nossa cidade estava em estado de abandono. Há tempos vinha passando por diversos processos eleitorais e, em seis anos, passou por 13 trocas de prefeitos. Diante desse fato, formamos uma equipe engajada e comprometida, que foi fundamental para ajudar a colocar o município nos trilhos em pouco tempo, através de projetos prioritários relacionados à saúde, educação, segurança e serviços como recapeamento asfáltico e obras de contenção de enchentes, todos apresentando ótimos resultados em curto prazo. Essas ações citadas já foram grandes conquistas. No entanto, andar pelas ruas e ver as crianças indo para a escola devidamente uniformizadas pela primeira vez na história da cidade, sem dúvida, sempre será algo marcante para lembrar. Assim como saber que foi durante essa gestão que foi entregue a primeira UBS Animal gratuita, por meio do Programa Saúde Animal, que já está em andamento. A construção do Parque Cajamar Feliz, o primeiro parque municipal, está sendo finalizada. Enfim, Cajamar tem 61 anos e, devido aos anos de descaso, estamos tendo a oportunidade de escrever uma nova história para a cidade. Muitos benefícios estão sendo oferecidos aos munícipes pela primeira vez.

Danilo e o vice, Moacyr Pedro, no dia da posse

Quais áreas foram tratadas como prioridades pela Prefeitura?

Na verdade, a administração pública de Cajamar estava parada há tempos e todas as áreas estavam precisando de atenção. Para atender às principais necessidades, trabalhamos com um plano de governo elencando programas para que a cidade se desenvolvesse em todas as áreas. Para a educação, implantamos o Sistema Cajamar de Ensino. Através do Colégio do Futuro, iniciamos a reforma em todas as escolas municipais e criamos um novo conceito educacional que inclui uniforme, kit de material escolar e apostila para todos. Com o programa Consulta em Dia, em poucos meses a Prefeitura realizou mais de 16 mil consultas e exames na área da saúde. Instalamos mais de cem câmeras e cinco totens de monitoramento, com o programa Muito Mais Segurança, que conta com uma sala de videomonitoramento, o que traz mais segurança para a cidade. Entregamos mais de mil títulos de propriedades, através do programa de regularização fundiária Casa Legal. Inauguramos a primeira UBS Animal, através do nosso programa Saúde Animal. Iniciamos um conjunto de ações para melhorias, com o Programa Cajamar Bem-Cuidada, realizando obras de contenção de enchentes, recapeamento asfáltico, revitalização de praças e até mesmo retomando obras inacabadas de antigas gestões. Avançamos com a ampliação de áreas de lazer, que a cidade nunca teve. Através do Programa Parque Cajamar Feliz, a administração está construindo dois parques municipais, um inclusive já está prestes a ser entregue. Iniciamos as instalações do Programa Ilumina Cajamar, que está substituindo as lâmpadas convencionais por luminárias de LED. Criamos o App Cajamar e os munícipes passaram a ter mais acesso à solicitação de serviços públicos. Esses são alguns dos programas que estão ativos atualmente na Prefeitura de Cajamar. São áreas distintas, porém, a cidade estava muito tempo sem assistência e procuramos trabalhar em sincronia para que a população superasse o longo período de abandono.

A pandemia de covid-19 tem sido um desafio para todos os gestores, que precisam conciliar as atividades econômicas do município e o combate à doença. Como a sua gestão enfrentou a pandemia?

Desde o início da gestão, realizamos um planejamento financeiro. Inicialmente, fizemos um levantamento de todos os gastos existentes para identificar as despesas que poderiam ser cortadas sem prejudicar a qualidade do serviço oferecido para a população. Dessa forma, conseguimos viabilizar a suspensão de contratos de aluguéis de prédios privados, transferindo algumas repartições públicas para sedes próprias, reduzindo um alto valor de despesas mensais. Como isso vem ocorrendo há alguns meses, mesmo com a queda considerável no valor da receita em razão da pandemia, foi possível manter os serviços públicos em andamento e conciliar com as despesas de combate ao coronavírus.

Para conter o avanço da pandemia, organizamos equipes para fazer a higienização e desinfecção de unidades de saúde, pontos de ônibus e locais de grande circulação de pessoas. A Prefeitura distribuiu máscaras de proteção facial nas residências e em locais movimentados, como feiras livres e filas de banco. A equipe de fiscalização permaneceu ativa para visitar os estabelecimentos comerciais, impedir aglomerações e até mesmo fiscalizar os locais que estavam cobrando preços abusivos em produtos essenciais durante a quarentena.

Avenida beneficiada pelo projeto Cajamar Iluminada

O senhor testou positivo para covid-19 no início de julho. Houve um boato na cidade de que teria optado pelo tratamento em um hospital renomado de São Paulo, mas o senhor ficou em Cajamar. Como foi o processo de recuperação e por que decidiu se tratar no município?

Infelizmente, até nos momentos mais difíceis nos deparamos com pessoas maldosas. Enquanto eu estava em casa — ainda com suspeitas, trabalhando em home office e aguardando a confirmação — já apareceram pessoas dizendo que eu estava no Sírio-Libanês (Hospital Sírio Libanês, em São Paulo). Recebi a confirmação do diagnóstico de covid-19 no dia 9 de julho, através do exame realizado no Centro Médico de Combate ao Coronavírus em Cajamar. Todo o meu tratamento foi feito aqui. Eu acompanhei todos os passos da construção desta tenda, logo no início da pandemia, e confio 100% no trabalho que é feito aqui na cidade. Jamais procuraria ajuda se não fosse aqui. Não precisei ficar internado, cumpri minha quarentena em casa, mas precisei retornar algumas vezes para fazer tomografia e repetir os exames, devido à falta de ar que senti. Cheguei a ficar com 25% do meu pulmão comprometido, mas segui todas as recomendações passadas pela equipe médica e o doutor Diogo, responsável pelo hospital. No dia 20, graças a Deus e ao excelente atendimento que recebi, retornei ao hospital e tive a confirmação de estar curado.

O que foi realizado na área da saúde desde o início do seu mandato?

Um dos principais problemas que a população enfrentava na saúde era a demora para conseguir consultas e exames de especialidades. Para resolver essa questão com agilidade, desenvolvemos o Programa Consulta em Dia, com a proposta de zerar as filas de consultas e exames. Para intensificar os atendimentos, em setembro de 2019 o município passou a contar com a Carreta da Saúde, um ambulatório itinerante que visita os bairros e realiza atendimentos de diversas especialidades, incluindo oftalmologista, clínico geral, neurologista, psiquiatra, ortopedista, pneumologista, odontologia, enfermagem, ginecologia, nutricionista, pediatra, mamografia, ultrassom, eletrocardiograma e infectologista. Em poucos meses o programa realizou mais de 16 mil atendimentos, entre consultas e exames, beneficiando pessoas que estavam há anos sem a esperança de conseguir o acompanhamento necessário.

Logo no início da pandemia, a administração municipal executou um plano emergencial para a construção do Centro Médico de Combate ao Coronavírus. A unidade foi construída em apenas sete dias, ao lado do Hospital Municipal, com o intuito de oferecer um acompanhamento diferenciado para as pessoas que apresentam sintomas de covid-19. Os atendimentos começaram em abril, em uma estrutura ampla com 18 leitos de retaguarda e quatro leitos de emergência. Nesse mesmo período, o Hospital Municipal passou a ter 10 leitos de UTI para atender os casos de alta gravidade.

Outra iniciativa muito importante relacionada à saúde é que, durante essa gestão, foi possível resgatar uma obra abandonada desde 2014, conhecida entre a população como “Esqueletão”. Adaptamos a estrutura para a construção do primeiro Centro de Especialidades de Cajamar. A obra já está em andamento e a unidade será composta por consultórios de reabilitação que atenderão diversas especialidades, centralizando todos os atendimentos em um só local, inclusive a sede da Secretaria de Saúde, gerando uma economia de aproximadamente 70 mil reais mensais nos cofres públicos.

Ao lado da primeira-dama, Nadja Haddad, em uma unidade do projeto Colégio do Futuro

Quais foram as políticas sociais desenvolvidas pelo seu governo?

Dentro da área de políticas sociais, a Prefeitura se fez presente despertando o orgulho de ser cajamarense em diversos munícipes, através do programa Casa Legal. Por meio dessa iniciativa, a administração entregou a documentação para mais de mil famílias que moravam em áreas regulares do município, mas não possuíam o título de propriedade do terreno.

Em relação aos direitos básicos de alimentação, temos a Secretaria de Desenvolvimento Social, que realiza o cadastro das famílias vulneráveis e fornece cestas de alimentos, incluindo um acompanhamento assistencial para as famílias superarem as dificuldades.

O Fundo Social de Solidariedade também é muito atuante na cidade e desenvolve diversas campanhas de incentivo às doações de roupas e alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, realiza diversas parcerias para cursos de capacitação gratuitos para a comunidade, com dicas e ideias de como essas famílias podem conquistar uma renda extra.

A sua gestão realizou projetos de estímulo ao empreendedorismo?

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico sempre se manteve focada na busca de parcerias para fortalecer o empreendedorismo na cidade. Temos uma parceria com o Sebrae, que realiza diversos cursos com o objetivo de qualificar o empreendedor. Até o momento, cerca de 290 munícipes já foram beneficiados. Existem também parcerias que oferecem cursos pontuais, voltados exclusivamente para empreendedores, que já atenderam mais de 60 microempresários de Cajamar.

Além disso, estabelecemos parcerias com as empresas sediadas em Cajamar para encaminhar pessoas para as vagas de trabalho, o que já apresentou resultados positivos. Segundo as fontes do Ministério do Trabalho, Cajamar foi a cidade que mais gerou empregos formais, proporcionalmente à sua população, no ano de 2019.

Mesmo durante a pandemia, conseguimos dar continuidade às ações de empreendedorismo. Durante a quarentena, disponibilizamos diversos cursos de qualificação on-line por meio da ação Cajamar Empreendedora, em parceria com o Sebrae, com emissão de certificados para a população complementar o currículo.

Na área da educação, quais foram as principais realizações?

Na Educação, Cajamar teve grandes evoluções. Iniciamos um projeto de padronização do ensino, denominado Colégio do Futuro, um novo conceito de ensino, que inclui um conjunto de ações. Pela primeira vez, todas as crianças das escolas municipais de Cajamar receberam uniformes escolares gratuitamente, que foram entregues para mais de 14 mil alunos. A partir deste ano, os alunos receberam um kit de material escolar completo. Junto com o material, foram entregues apostilas desenvolvidas exclusivamente pelo Sistema Cajamar de Ensino, que, inclusive, ajudou a manter a rotina de ensino unificada para os alunos durante o período de aulas remotas em decorrência da pandemia. A padronização também inclui a nova identidade visual adotada para todas as escolas municipais de Cajamar. Para isso, a Prefeitura intensificou um cronograma de reforma para todas as escolas, com a implantação do Projeto Colégio do Futuro. Com as reformas, foi possível readaptar algumas escolas, que receberam novos mobiliários, e ampliamos o número de vagas para as crianças. Além disso, duas novas creches foram inauguradas e duas escolas que estavam interditadas foram reabertas. Em menos de um ano, geramos mais de 800 vagas em creche para matricular as crianças que estavam na fila de espera.

Centro Médico de combate do coronavírus de Cajamar

Como foi a relação com o poder legislativo durante o seu mandato?

Desde o primeiro momento, conseguimos estabelecer uma comunicação democrática e de respeito com os vereadores. Durante muito tempo, devido a questões judiciais de gestões anteriores, a cidade permaneceu sem apresentar nenhum avanço. Todos tinham ciência de que seria necessário correr contra o tempo para atender as prioridades dos munícipes. Sendo assim, deixamos de lado interesses pessoais ou de grupos políticos e unimos forças para manter o mesmo foco e trabalhar em prol da população de Cajamar.

Quais são os valores e projetos defendidos pelo PSD com os quais o senhor mais se identifica?

A trajetória do mandato foi pautada por alguns princípios e valores do PSD, o que favoreceu a manutenção da coerência nas principais decisões. Estabelecer o diálogo sem radicalismo, por exemplo, foi fundamental para que os vereadores apoiassem os projetos e propostas.

Um princípio que é muito presente em nossos projetos é a igualdade de oportunidades aos que querem se profissionalizar. Cajamar é sede de grandes polos logísticos. Estamos mantendo contato constante com os empresários e estabelecendo parcerias para viabilizar novas oportunidades de empregos aos munícipes.

Outro valor de destaque é o exercício da política responsável e transparente. Em respeito aos munícipes, sempre zelamos pela transparência, procurando manter uma proximidade com a população e informando até mesmo o que ainda está em curso, para que todos saibam o que está dando certo e entendam os motivos caso algo não saia conforme o planejado.

Cidade ganhou uma UBS Animal

O que ainda falta realizar na cidade?

Apesar do curto tempo de mandato, conseguimos definir as prioridades para manter os serviços essenciais durante esse período, com a ajuda dos programas que estão em andamento e já estão apresentando resultados positivos. Contudo, nos últimos anos o município teve um crescimento populacional muito grande. Para que Cajamar se torne uma cidade completa em todos os aspectos, é preciso ampliar os serviços, principalmente com a construção de novas unidades de saúde, escolas e creches, para atender às demandas de maneira compatível. Além disso, é preciso concluir as obras que estão em andamento e manter os programas acessíveis para a população.